Arquitetura
PROFESSOR GILBERTO MACHADO RIZZI
2010
UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP
Reconhecida pela Portaria MEC nº 550, de 08, publicada no D.O.U. de 09/11/88
Rua Luiz Góes, 2211 – Rua Dr. Bacelar, 1212
CEP 04026 – São Paulo SP
INTRODUÇÃO
A Disciplina de Topografia tem por objetivo, na formação do estudante de arquitetura, desenvolver sua capacidade de compreender, avaliar e alterar o relevo, quando necessário, tendo em vista sua utilização para fins arquitetônicos, no âmbito do edifício, da paisagem e da cidade.
Assim, a tônica do ensino dessa disciplina, tradicionalmente focada no levantamento topográfico (trabalho de campo) e na representação do relevo (cartografia), é centrada agora na leitura, na interpretação e na habilitação do relevo, a partir da carta planialtimétrica, apara atender aos objetivos do projeto de arquitetura, de paisagismo e dos planos e projetos urbanos.
Inicia-se o curso com uma simulação do levantamento topográfico, em sala de aula, utilizando-se para tanto modelos de relevos elaborados pelos próprios alunos. Dessa maneira, o aluno adquire de forma prática os conceitos geométricos de curva de nível e o de carta planialtimétrica, utilizados na representação gráfica do relevo.
O curso prossegue com a elaboração de cartas temáticas de leitura e interpretação do relevo, e finaliza com uma introdução ao trabalho de terraplenagem, em que se desenvolve um estudo preliminar para implantação de um patamar plano, em uma encosta do relevo.
MÓDULO 1: INÍCIO DA FASE DE LEVANTAMENTOS DE DADOS:
SIMULAÇÃO DE LEVANTAMENTO TOPOGRÁFICO
O objetivo desse módulo é levar o aluno a compreender, de maneira prática os conceitos de curva de nível e de carta planialtimétrica, mediante exercício desenvolvido em sala de alua, em que se simula o trabalho de levantamento topográfico.
Esse módulo se desenvolve nas seguintes etapas:
1.1 Elaboração de um modelo de relevo
Propõe-se aos alunos,