Arquitetura
Relativamente à participação da pessoa com deficiência no mercado de trabalho os dados refletem que 13,8% (9 milhões) das pessoas com deficiência estavam ocupadas. Tais dados porém, foram aferidos com variáveis não desejadas no mundo das relações de trabalho já que consideram as pessoas com deficiência acima de 10 anos de idade, incluídos aqueles que recebem benefício assistencial. A Constituição da República e das leis vigentes só permitem o trabalho, na condição de aprendiz, a partir dos 14 anos de idade, sendo incompatível com o regime consolidado os benefícios da assistência social.
Por isso, preferem-se os microdados do Ministério do Trabalho e Emprego - MTE, baseados na RAIS 2000/MTE(2) que mostram que em torno de 537 mil profissionais com deficiência estão efetivamente incluídos no trabalho, o que corresponderia a 2% do total de pessoas com deficiência. Os resultados levantados indicam que foram geradas, a partir de 1999, aproximadamente 1.055 milhão de vagas decorrentes da reserva de cargos em empresas com cem ou mais empregados. Computados os 537 mil trabalhadores com deficiência ocupados, restariam 518 mil vagas.
Esses dados desnudam de imediato a contundente ausência da pessoa com deficiência no universo social e produtivo do trabalho. As causas