Arquitetura
Executar uma coreografia, onde as figuras devem estar de acordo com a especialidade da dança, conjugando-a de forma harmoniosa e sincronizada com a musica, de modo a superar os restantes adversários.
O que é:
A dança é uma das três principais artes cénicas da Antiguidade, ao lado do teatro e da música. No antigo Egipto já se realizava as chamadas danças astroteológicas em homenagem a Osíris. Na Grécia, a dança era frequentemente vinculada aos jogos, em especial aos olímpicos.1 A dança se caracteriza pelo uso do corpo seguindo movimentos previamente estabelecidos (coreografia) ou improvisados (dança livre).2 Na maior parte dos casos, a dança, com passos cadenciados é acompanhada ao som e compasso de música e envolve a expressão de sentimentos potenciados por ela.
A dança pode existir como manifestação artística ou como forma de divertimento ou cerimónia. Como arte, a dança se expressa através dos signos de movimento, com ou sem ligação musical, para um determinado público, que ao longo do tempo foi se desvinculando das particularidades do teatro.
Datas importantes da dança:
As danças sociais (danças de salão) podem-se dividir em dois grupos diferenciados: › Danças modernas; › Danças latino-americanas.
Atualmente existem concursos e campeonatos internacionais onde os pares mostram a
Sua competência e talento em competição direta com os outros pares. Nestas competi- ções fazem parte do grupo das danças modernas a valsa inglesa, o quickstep, o foxtrot, o
Tango e a valsa vienense. O grupo das danças latino-americanas é constituído pela rumba,
Chachachá, jive e passo doble.
Merengue
Origem: América do Sul.
Alinhamento: Pode ser dançado individualmente ou a par; não tem alinhamento.
Ritmo: Binário; os passos devem ser executados em 8 tempos
Passo atrás
Após teres aprendido o passo à frente e atrás com o mesmo apoio, podes executar o passo atrás, alternando o step com o PE e com o PD, ver na página seguinte.