Arquitetura
Este artigo tem o intuito de analisar a arquitetura da Antiga Estação Ferroviária de Goiânia. Primeiramente, será realizada a introdução com a contextualização do objeto no processo de desenvolvimento da cidade e sua história. Em seguida, serão analisadas a implantação do edifício, sua composição volumétrica e organização espacial. Informando a real função do edifício e no entorno.
Introdução
O objetivo deste artigo é analisar a Antiga Estação Ferroviária de Goiânia, localizada na Praça da Estação no bairro Norte Ferroviário. Foi desenvolvido a partir de pesquisas bibliográficas e visitas ao local.
A estação ferroviária de Goiânia foi inaugurada em 11 de novembro de 1952, o edifício é reconhecido pelo IPHAN como Patrimônio Art Déco, embora exista controvérsias sobre esse tombamento. Em seu interior há dois painéis do Frei italiano Nazareno Giuseppe Confaloni. Os painéis representam a construção dos caminhos de ferro no estado de Goiás, de forma descritiva, introduzindo elementos regionais.
Contextualização A Estação Ferroviária de Goiânia, foi construída em 1950, teve sua inauguração com trilhos em 07 de setembro de 1950 e inaugurada com o primeiro trem em 11 de novembro de 1952. Situada na Praça da Estação no Setor Ferroviário, próximo a Estação Rodoviária.
Característica do Setor Norte Ferroviário: O setor Norte Ferroviário tem como principal característica a prestação de serviço; como o de vendas, seja de produtos de bens de consumo ou não, o transporte de pessoas, a lazer e também a rede de hotéis e pousadas (favorecidas principalmente pela atividade e o grande fluxo de pessoas da rodoviária).
A estação ferroviária de Goiânia foi desativada em 1970. Nesse ano, houve uma campanha para a remoção dos trilhos e o prédio da estação ferroviária do centro de Goiânia, com o argumento de que seriam incompatíveis com o novo modelo arquitetônico que se instalava,