Arquitetura
PSICOLOGIA DO ESPAÇO ROSANA LEITE
CONCEITO
“Livre aceso, facilidade na aproximação, no tratamento ou na aquisição”
(Houaiss, 2009)
ACESSIBILIDADE
“A possibilidade e condição de alcance, percepção e entendimento para a utilização com segurança e autonomia de edificações, espaço, mobiliário, equipamento urbano e elementos”
(ABNT 9050 – 1994)
ACESSIBILIDADE
De acordo com a Norma Brasileira 9050 da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT 9050 – 1994)
Promover a acessibilidade no ambiente construído é proporcionar condições de mobilidade, com autonomia e segurança, eliminando as barreiras arquitetônicas e urbanísticas nas cidades.
ACESSIBILIDADE
Segundo Guimarães (2002), as diretrizes curriculares dos cursos de Arquitetura e Urbanismo no Brasil, de uma forma geral, não contemplam na matriz curricular, disciplinas que capacitem/habitem os profissionais na concepção de projetos que abordem as necessidades dos usuários.
ACESSIBILIDADE
Apesar dessa lacuna na formação acadêmica, temos assistido a uma crescente preocupação cm a difusão dos aspectos de acessibilidade relacionados à readequação de construções.
ACESSIBILIDADE
A dificuldade de acesso, ao contrário do que muitos imaginam, não se restringe aos usuários de cadeira de rodas Mobilidade reduzida temporária Idade/Gravidez/Deficiência auditiva ou visual Acessibilidade no ambiente construído, importante meio de inclusão social
ACESSIBILIDADE
Apesar da legislação existente e do conjunto de normas disponíveis, observa-se que a maioria dos estados brasileiros não atendem às necessidades de acessibilidade de maneira eficaz.
ACESSIBILIDADE x ENVELHECIMENTO
CONCEITO
Processo universal, progressivo e gradual. Experiência diversificada entre os indivíduos para o qual concorre uma multiplicidade de fatores de ordem genética, biológica, social, psicológica e cultural.
(Mônica de Assis, 2005)
ENVELHECIMENTO
De acordo com o Estatuto do Idoso, a