arquitetura
Prof.:
Sônia Afonso
Alunas:
Alessandra da Silva Osório
Gabriela Bastos de Oliveira
Isabela Fernandes Andrade
Manoela do Nascimento
Evolução histórica da prática projetual usando Pause & Clark
Tema:
Modernismo
1.
02/74
1. MODERNISMO
Movimento artístico e literário que se desenvolveu na última década do séc. XIX e na primeira metade do séc. XX, que surgiu por oposição ao tradicional ou clássico. Caracterizou-se pelo fundamental progresso da aceleração das inovações e experiências conduzidas pelos movimentos da vanguarda, em função da ideologia do novo como valor ético e estético, da autonomia da arte, e da recusa da realidade como modelo para esta última.
O Movimento Moderno traz a modernidade à arquitetura e urbanismo, formulando um novo estatuto da forma de edifícios e cidades, no qual tenta unificar a arte, a funcionalidade e a técnica - o fruir, o usufruir e o construir - em atendimento às demandas sociais.
03/74
1. MODERNISMO
Os três principais desafios para a arquitetura e o urbanismo encontrados pelo Movimento Moderno (Habermas, 1984):
1 - Novos requisitos programáticos, uma vez que o capitalismo industrial criou uma expressiva classe média e uma grande demanda por escritórios, lojas, escolas, bibliotecas, estações ferroviárias, túneis, pontes, aeroportos e tudo o mais. 2 - O avanço da tecnologia de construção, possibilitado pelo desenvolvimento de novos materiais como o ferro, o concreto e o cristal.
3 - A necessidade de se subordinar o projeto arquitetônico a requisitos funcionais e econômicos. Isso foi porque a habitação, devido à alta demanda, se tornou “commodity” e assim tinha de ser econômica, funcional e racionalizada para proporcionar lucro. O conceito de racionalização estendeuse então à cidade como um todo, e o planejamento urbano surgiu como uma panacéia. Para Habermas, a arquitetura moderna é o primeiro estilo unificador desde o classicismo, o único