Arquitetura
O impacto negativo da ação humana no meio ambiente torna-se a cada dia mais evidentes, exigindo respostas ambientalmente responsáveis e eficientes de todos os setores de nossa sociedade. No âmbito arquitetônico, conceitos de sustentabilidade e eco-eficiência passam a constituir elementos estruturais, conduzindo a uma mudança de paradigma na profissão, exigindo uma relação com todos os intervenientes do projeto e o trabalho integrado em uma equipe multidisciplinar.
Assim, as disciplinas que usualmente são intituladas “complementares”, passam a ser estruturais desde a concepção do projeto, tornando o conhecimento sensível indissociável da racionalidade científica, criando, inovando e comprovando sua influência no resultado final da arquitetura.
Como resultado dessa visão sistêmica e holística da arquitetura contemporânea, o projeto para a extensão do Centro de Pesquisas Petrobras é inovador tanto em seus conceitos como em suas particularidades, integrando e coordenando arquitetura, estrutura, instalações, eco-eficiência, paisagismo, planejamento e organização da obra.
Nesse projeto não existe disciplina complementar e sim, um corpo sistêmico envolvendo 30 especialidades e contribuições inovadoras, resultando em uma metodologia integrada de projeto, exemplo a ser adotado pela cadeia produtiva da construção civil.
PARTIDO
A implantação surge claramente de uma conjunção de inúmeras variáveis e como extensão natural do CENPES existente, articulando-se com ele ambientalmente; energeticamente unindo centros de energia, de controle e de computação e fisicamente através de uma galeria subterrânea de pedestres para a integração de atividades culturais, sociais, de produção científica e de apoio de todo o complexo. A circulação e os estacionamentos de veículos e ônibus complementam essa simbiose entre o CENPES existente e sua ampliação.
O projeto de Ampliação do CENPES constitui-se por um partido predominantemente