arquitetura
JOYCE AMANAJAS CARDOSO
SINTESE TEORICA
Macapá-Ap
2014
JOYCE AMANAJAS CARDOSO
Trabalho apresentado á disciplina de Teoria, história e crítica de Arquitetura e Urbanismo, do Curso de Arquitetura e Urbanismo do Centro de Ensino Superior do Amapá sob orientação do Professor Klinger Ferreira de Oliveira.
Macapá-Ap.
2014
O Partenon construído no século V a.c na Acrópole de Atenas foi supervisionado por Fídias com os arquitetos Ictinos e Calícrates, é um dos edifícios primordiais da civilização grega e é considerado um dos maiores monumentos culturais do mundo, dedicado a deusa Atena foi construído durante o governo de Péricles para substituir um antigo templo destruído por uma invasão dos persas e 480 a.c. Erguido com as características arquitetônicas dórica e jônica, foi pintado e decorado com estátuas de mortais e imortais, sua escultura mais importante encontrava-se no centro de seu interior, uma estátua de ouro e marfim de Atenas Partenos a deusa protetora de Atenas. Um dos aspectos monumentais de sua construção foi o refinamento atingido pelos construtores gregos nos pilares e vigas de sua estrutura simplesmente apoiadas umas com as outras, com blocos de pedras em mármore branco. A riqueza da decoração do templo é única para um clássico templo grego
Sobrevivente por séculos o Partenon permaneceu como o local dedicado a Atena por cerca de mil anos. Com o ataque dos venezianos em 1687 utilizando um canhão que foi disparado em direção ao monumento provocando um desastre em suas estruturas, causando sérios danos ao edifício e as suas esculturas, sua parte interna foi lamentavelmente demolida, mas felizmente o templo não foi totalmente destruído.
Apesar dos danos provocados pelo tempo e pelo homem, ainda representa o mais alto nível da criatividade humana e reina como o edifício mais copiado do mundo, do parlamento francês a suprema corte o E.U.A.
Mas sua