arquitetura
Estruturas Reticulares: são formadas por elementos, onde uma das dimensões é preponderante em relação às outras.
Estruturas Laminares: são formadas por elementos, onde duas dimensões são da mesma ordem de grandeza e a terceira acentuadamente de menor dimensão.
Estruturas Tridimensionalmente Monolíticas: são aquelas em que as três dimensões são da mesma ordem de grandeza. Vetor-Ativo
Sistemas Estruturais de vetor-ativo são formados basicamente por elementos curtos, sólidos e em linha reta. Estes elementos lineares devido a sua pequena seção ao seu comprimento, apenas transmitem apenas forças na direção do seu comprimento, possuindo apenas esforços normais de tração e compressão. Através de uma montagem triangular dos elementos, a composição torna-se estável com um sistema com juntas articuladas, onde as ações externas são divididas em várias direções por duas ou mais peças.
Estrutura Deslocável
Estrutura Indeslocável
Através deste mecanismo que podem mudar as direções das forças e transmiti-las as cargas a longas distâncias sem apoios intermediários. A mudança de direção das forças não deve necessariamente ocorrer em um único plano, a decomposição pode ser também efetuadas em curvas, como em direções tridimensionais, existindo assim treliças planas, espaciais e curvas. O mecanismo de redirecionamento das forças pode ser aplicados a outros sistemas, quando o aumento do peso próprio tenha atingido seu limite.
Tipos Sistemas de Vetor-Ativo:
Sistemas de Treliças Planas
Sistemas de Treliças Curvas
Sistemas de Treliças Espaciais
Forma-Ativa
Sistemas Estruturais de forma-ativa são formados basicamente uma matéria não rígida , flexível formada de modo definido e suportada por extremidades fixas, com a capacidade de suportar-se e cobrir um vão. A sua transmissão das cargas até aos apoios ocorre através de esforços normais, o arco, por compressão; o cabo de suspensão, por tração.
Esta característica ocorre devido a