arquitetura
Foi construída em um conjunto habitacional que está sendo implantado em Campinas pelo Governo do Estado de São Paulo.
O terreno localiza-se na entrada do conjunto, numa área reservada para a implantação de equipamentos públicos. Em frente a esta área, na direção em que se desenvolve o conjunto, ao sul, há uma praça, que completa o elenco dos espaços públicos previstos na urbanização. A implantação da escola orientou as entradas de alunos e funcionários para a praça e localizou no outro lado do terreno, no norte, o pátio aberto.
Considerando a pequena idade dos estudantes - a escola é para o ensino fundamental de 1a a 4a série - a exigüidade do terreno e a economia de área construída recomendada pela FDE, o projeto definiu a quadra poliesportiva coberta como o centro do conjunto dos espaços que compõem o programa, construindo assim uma escola ampla e festiva. Aberto em todo o térreo e fechado por elementos vazados nasfachadas, este espaço central, arejado, não prende nem os alunos nem o som.O térreo se desenvolve em torno da quadra sem divisões, preservando todo o terreno contínuo, do pátio aberto ensolarado do lado norte às entradas da escola no lado sul, organizadas pelo bloco administrativo.
Domesmo modo, nos andares superiores, os espaços de circulação e convívio tambémforam organizados ao redor do vazio da quadra, que estabelece assim a conexão do conjunto dos espaços da escola.
O sistema estrutural pré-fabricado de elementos de concreto armado e protendido foi concebido conjuntamente com as equipes dos demais projetos pilotos e com os consultores da FDE e foi definido como um sistema de vigas e pilares de seção retangular solidarizados “in loco” - padrão na indústria brasileira da construção civil.
Tirando partido da