Arquitetura e urbanismo
ARQUITETURA E URBANISMO
ANA PAULA MACHADO DE CASTRO
ASPECTOS HITÓRICOS E SOCIOECONOMICOS, CONDICIONANTES E LEGISLAÇÕES
VITÓRIA
2013
ANA PAULA MACHADO DE CASTRO
ASPECTOS HISTÓRICOS E SOCIOECONOMICOS, CONDICIONANTES E LEGISLAÇÕES
Trabalho apresentado a Professora Michela Fadini da disciplina de Projeto de Arquitetura IV da turma do 6 Período , turno matutino do curso de Arquitetura e Urbanismo.
FAESA
VITÓRIA - 2013
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO
1 Aspe
O empreendimento do Conjunto Atlantica Ville, por parte dos seus idealizadores, visava atingir uma classe de renda mais elevada, ou seja, à classe mpedia de poder aquisitivo estável considerando que o conjunto se localizaria em uma área privilegiada – no planalto de Jardim Camburi, próximo à orla.
Porém a área de terreno onde seria implantado o conjunto ficava fora do contexto urbano de Jardim Camburi e no limite do “loteamento” deste mesmo bairro. Aquela área não possuía nenhuma infre-estrutura urbana. Era uma área com aproximadamente cem mil metros quadrados de terreno composto de encosta e parte elevada, nem desnível em torno de 25 metros de altitude.
A área de terreno era de propriedade da Sociedade Imobiliária Hercules LTDS, situada em Jardim Camburi, que através de seu proprietário, contratou com o Arquiteto Afonso Junqueira Accorsi – em primeira instancia – um projeto para a área, a fim de verificar a sua viabilidade junto à Prefeitura Municipal de Vitória.
Foi feito então, um estudo para um “grupamento habitacional”.
Este projeto deu entrada na PMV em 28 de Agosto de 1979 sob protocolo de número 94.700 solicitando sua aprovação, no que foi deferido.
Analisando o processo fica claro que este teve muitas “idas e vindas” até sua efetiva aprovação.
Percebe-se como as leis são manipuladas em favor de alguns em detrimento de outros; como as “coisas” são impostas à sociedade pelos “poderes” político e econômico.
Com relação ao primeiro