arquitetura e urbanismo
A casa pátio tipologia foi amplamente utilizado nos tempos antigos, em resposta às necessidades de isolar o exterior em climas deserto; em segundo lugar, a privacidade dos motivos espaço familiar, sociais e religiosos. O modelo mais conhecido é o sítio arqueológico de Shaar HaGolan, que encontraram vestígio de casas pátio de namoro 6400-6000 a.C.
Na Mesopotâmia no primeiro milênio antes de Cristo o tipo predominante de casa e foram organizadas em torno de um pátio chamado tarbasu, e não tem aberturas exceto passagem para fora.
Na Grécia Antiga, também é possível encontrar vestígios de tais habitações. Cidades como Olinto, Pompéia ou Herculano mostram vestígios de Casas Pátio, especialmente os dois últimos para seu estado excepcional de preservação. As casas são organizadas em torno de um pátio sem ser visto da rua, onde muitas vezes havia um santuário. Imóveis similares encontrados em várias escavações em Atenas.
A Donus romana é também exemplo de Casas Pátio. Os quartos foram dispostos ao redor do pátio chamado atrium. Ele também costumava ser um altar e uma lagoa ou impluvium que coletava água da chuva.
As Casas Pátio também são típicos de arquitetura Islâmica, o que é especialmente importante na privacidade do lar. As casas são dispostas em torno de um Sahn que tem um lago em que são realizadas as abluções.