Arquitetura e modelo da maquina de von neumann
|
Rede de Computadores: 1° semestre
Prof. Dr. Kleton Costa
Aluno: André Luiz Salto salto_905@hotmail.com 14 de fevereiro de 2012
INTRODUÇÃO
Para uma grande parte dos praticantes da Computação, o nome de Von Neumann está geralmente associado à idéia de arquitetura de Von Neumann, ou seja, à estrutura, hoje considerada clássica, de computadores digitais com programa armazenado na própria memória e, portanto, passível de automodificação e de geração por outros programas.
O objetivo deste trabalho está nas contribuições diretamente ligadas à arquitetura e modelo de funcionamento da maquina de Von Neumann.
HISTÓRICO
Entre 1944-1951, foi o projeto e construção do EDVAC (Eletronic Discrete Variable Automatic Compute), primeiro computador com programa armazenado na memória, resultante principalmente da colaboração de J. Perecer Eckert e John Mauchley.
Apesar das contribuições que Eckert e Mauchley serem de grande importância, o projeto de arquitetura do EDVAC ficou comprometida quando eles deixaram a Universidade da Pensilvânia para fundar uma nova empresa, que após varias fusões, essa empresa se tornou a moderna Unisys Corporation.
Enquanto Eckert e Mauchley trabalhavam no EDVAC, uma das pessoas envolvidas no projeto ENIAC, John Von Neumann, foi para o Istitute of Advanced Studies de Princeton para construir sua própria versão do EDVAC, a máquina (IAS).
Uma das coisas que logo ficou óbvia para ele foi que programar computadores com quantidades imensas de interruptores e cabos era uma tarefa lenta, tediosa e mecânica. Ele percebeu que o programa podia ser representado em forma digital na memória do computador, junto com os dados. Também viu que a desajeitada aritmética decimal serial usada pelo ENIAC, com dígitos representados por 10 válvulas (1 acesa e 9 apagadas), podia ser substituída usando aritmética binária paralela, algo que Antanasoff