Arquitetura e Educação
2009
CEMOrOC-Feusp / IJI-Universidade do Porto
Em Busca de uma Aproximação entre
Arquitetura e Educação
Cleide Almeida1
Luis Octavio Rocha2
Para que serve a Arte? Para nos dar a breve mas fulgurante ilusão da camélia, abrindo no tempo uma brecha emocional que parece irredutível à lógica animal. Como nasce a Arte?
Nasce da capacidade que tem o espírito de esculpir o campo sensorial. Que faz a Arte por nós? Ela dá forma e torna visíveis emoções, e, ao fazê-lo, apõe o selo de eternidade presente em todas as obras que, por uma forma particular, sabem encarnar a universalidade dos afetos humanos. (Muriel Barbery)
Resumo: Os recursos físicos das instalações escolares passam mensagens às vezes mais fortes e poderosas do que os conteúdos apresentados por professores ou materiais didáticos. O pertencimento ao espaço escolar e seu entorno são fundamentais na constituição do ser humano. A articulação arquitetura e educação apresenta múltiplas dimensões que podem ser tecidas em conjunto, uma vez que ambas são, também isoladamente, pluridimensionais.
Palavras-chave: educação; arquitetura; complexidade; prédios escolares.
Abstract: The physical resources of school installations transmit messages which are sometimes stronger and more powerful than the contents presented by the teachers or by the didactic materials. His belonging to the space of the school and his environment are fundamental in the constitution of the human being.
The articulation between architecture and education presents various dimensions which can be woven together, since they are both, and in an isolated way, too, pluridimensional.
Keywords: education; architecture; complexity; school buildings
Em nossas lembranças, quando se fala da escola, geralmente o que vem em primeiro lugar à nossa mente é a imagem do prédio escolar. É a partir dessa imagem que nos lembramos da convivência com os amigos, dos momentos de prazer e conhecimento que ali adquirimos