Arquitetura Sustentável
Campus de Santo Ângelo – RS
Departamento de Ciências Sociais Aplicadas
Curso de Arquitetura e Urbanismo
ARQUITETURA SUSTENTÁVEL: A EFICIÊNCIA ENERGÉTICA
E UMA EDIFICAÇÃO ECOLÓGICA
Fernanda De Vlieger
Jaqueline Petenon Smaniotto
Karine Perius Chartanovicz
Santo Ângelo, novembro de 2014.
Fernanda De Vlieger
Jaqueline Petenon Smaniotto
Karine Perius Chartanovicz
ARQUITETURA SUSTENTÁVEL: A EFICIÊNCIA ENERGÉTICA
E UMA EDIFICAÇÃO ECOLÓGICA
Relatório feito para a disciplina de Metodologia da Pesquisa, curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões.
Professora: Mª Nadir Lurdes Damiani
Santo Ângelo, novembro de 2014.
Arquitetura sustentável: a eficiência energética e uma edificação ecológica
Pré-história, surge a necessidade de abrigar-se, originando assim, as primeiras habitações e o domínio do Homem sobre a técnica de trabalhar a pedra. O aprimoramento, as adaptações e distintas culturas fizeram nascer um novo conhecimento, a Arquitetura. Dos primórdios ao século XXI, vemo-nos deparados a uma cronologia de extremos, do abrigo aos arranha-céus, dos materiais explorados ao concreto, do bioclima natural ao aquecimento gradativo e irreversível.
Abrigar-se da chuva, do vento e do clima frio tornou-se uma questão de sobrevivência, que com o passar dos milênios sofreu uma aceleração. Chegamos ao auge em nossa civilização, onde encontramos amontoados de edificações, muitas inabitadas e em ruínas, outras como habitação e de necessidade cotidiana da população. A madeira, a pedra e a matéria-prima dos tijolos artesanais de Adobe, o barro, foram explorados pelas primeiras colonizações para a vasta utilização na construção. A grande demanda gerada pela construção civil, trouxe consigo a desenvolvimento das tecnologias, surgindo o concreto em meados do século XIX.
Recordando o passado, percebemos as mudanças climáticas que o planeta sofreu ao