Arquitetura sustentável
Construção sustentável é um sistema construtivo que promove modificações no projeto, atendendo as necessidades da edificação, habitação e necessidades do homem, de forma a preservar o meio ambiente. A construção sustentável, porém, não é um modelo para resolver problemas pontuais, mas sim uma forma de pensar um projeto e tudo o que o envolve. Muitos fatores que muitas vezes são considerados desnecessários contribuem para o desenvolvimento sustentável de uma cidade. Como por exemplo, a conservação de um edifício, o que aumenta o seu ciclo de vida útil e conserva recursos: se o material utilizado for durável, não haverá a necessidade de substituição.
Ademais, outro fator importante para a sustentabilidade urbana é a conservação de energia. As cidades são consumidoras de energia para suprir suas necessidades, fazendo com que novas fontes de energia (sustentáveis ou não) surgissem. O problema disso é que, a maioria dessas fontes de energia, além de serem um grande gasto financeiro, produzem resíduos tóxicos em grande escala. Porém, fontes sustentáveis de energia então surgindo, como a energia fotovoltaica, que converte a energia da luz solar em energia elétrica confiável e limpa. Essa tecnologia já está sendo utilizadas nas chamadas “telhas fotovoltaicas”.
Com isso, sabe-se que a sustentabilidade é um fator importante a ser abordado pelos arquitetos e urbanistas modernos, seja desde o planejamento inicial da edificação até sua construção e sua conservação