arquitetura sustentável
É um material naturalmente resistente e relativamente leve, por isso, é frequentemente utilizado para fins estruturais e de sustentação de construções.
Material orgânico, sólido, de composição complexa, onde predominam as fibras de celulose e hemicelulose unidas por lenhina.
As plantas que produzem madeira (árvores) são perenes (tem um ciclo de vida longo) e lenhosas (plantas que produzem madeira).
Pela sua disponibilidade e características, a madeira foi um dos primeiros materiais a ser utilizado pela humanidade, mantendo uma imensidade de usos e servindo de matéria-prima para múltiplos outros produtos.
É uma importante fonte de energia, sendo utilizada como lenha para cozinhar e outros usos domésticos numa parte importante do mundo.
A sua utilização também está ligada a indústria papeleira e de algumas indústrias químicas nas quais é utilizada como fonte de diversos compostos orgânicos.
Fibras de árvores utilizadas pelos chineses por mais de 600 anos.
A sua utilização na indústria de marcenaria para fabricação de móveis é uma das mais expandidas, o mesmo acontecendo na sua utilização em carpintaria para construção de diversas estruturas, incluindo navios.
Artesão paranaense.
A madeira é um dos materiais mais utilizados em arquitetura e engenharia civil.
A indústria florestal ocupa vastas áreas da Terra e a exploração de madeira em florestas naturais continua a ser uma das principais causas de desflorestamento e de perda de habitat para múltiplas espécies, ameaçando severamente a biodiversidade a nível planetário.
As árvores crescem em média cerca de 12 cm por ano, assim a madeira é um produto gerado de forma lenta, num processo que em geral dura centenas ou dezenas de anos.
A madeira, sendo um produto da fisiologia vegetal, tem uma estrutura complexa, composta a partir da estrutura celular da