Arquitetura sustentavel
Tem-se notado nos alunos universitários uma dificuldade incrível em sintetizar ideias, isto é, em fazer resumos. De todo modo, quem domina a técnica - e esse domínio só se adquire na prática - não encontrará obstáculos na tarefa de sintetizar ideias em qualquer tipo de texto ou circunstância de fala.
Antes de mais nada, vale dizer que um resumo nada mais é do que um texto reduzido a seus tópicos principais, sem a presença de comentários ou julgamentos. Um resumo não é uma crítica, assim como a resenha o é; o objetivo do resumo é informar sobre o que é mais importante em determinado texto ressaltando a organização e construção das ideias.
Em um resumo você vai colocar, em poucas palavras, as ideias que o autor desenvolveu ao longo de um texto. Tal tarefa tem por objetivo apresentar com fidelidade ideias ou fatos essenciais contidos no texto base. Sua elaboração pode ser bastante complexa, já que envolve:
- habilidades como leitura competente,
- análise detalhada das ideias do autor,
- discriminação - hierarquização dessas ideias e
- redação clara e objetiva do texto final.
Em contrapartida, dominar a técnica de fazer resumos é de grande utilidade para qualquer atividade intelectual que envolva seleção e apresentação de fatos, ideias, processos, argumentos, etc.
Copiar partes do texto e fazer uma “colagem”, sob a alegação de buscar fidelidade às ideias do autor não é permitido, pois o resumo deve ser o resultado de um processo de “filtragem”, uma (re)elaboração por parte de quem resume. Se for conveniente utilizar excertos do original para reforçar algum ponto de vista, por exemplo, esses devem ser breves e estar identificados (autor e página).
Quando resumimos um texto, internalizamos melhor o assunto e não nos esquecemos mais dele. Afinal, não aprendemos com um simples passar de olhos pelas letras! Dessa forma, podemos até dizer que lemos o texto, mas quanto a assimilar...será difícil afirmar que sim!
O fato de sintetizar um texto ou