Arquitetura Românica
Mário Lucas Lopes Rocha
Belo Horizonte
Maio - 2011
Mário Lucas Lopes Rocha
Arquitetura Românica
Trabalho apresentado à Professora Cláudia Mudado da disciplina Arquitetura da Pré-História á Idade, turno manhã do curso de Arquitetura e Urbanismo.
Uni-BH
Belo Horizonte – 24/05/11
Sumário
Apresentação …………………………………………………… 01
Introduçao ……………………………………………………… 02
Arquitetura Românica ………………………………………... 03
Onde começou, onde ocorreu e por que
Influência na arquitetura occidental ……………………………. 04
Características da arquitetura românica ………………………... 05
Conclusão ………………………………………………………. 07
Bibliografia ……………………………………………………....08
Apresentação O trabalho a seguir trata-se da arquiteura românica, onde ocorreu, onde começou e por que, a influência na arquitetura occidental e suas caracteristicas como: estéticas, construtivas e os espaços interiores.
Introdução
A arte românica, prosperou-se em um período caracterizado pela crise do sistema feudal. No entanto, a Igreja ainda conservava grande poder e influência, determinando a produção cultural e artística desse período, cuja suas representações típicas são as basílicas.
O termo "Românico" é uma referência às influências da cultura do Império Romano, que havia dominado durante séculos quase toda a Europa Ocidental, porém, essa unidade já há muito havia sido rompida, desde a invasão dos povos bárbaros. Apesar de línguas e tradições diferenciadas nas várias regiões européias, e da fragmentação do poder entre os senhores feudais, o elemento religioso manteve a idéia de unidade na Europa e a arte Românica reforça essa unidade.Há que se considerar que neste período havia uma forte ingerência do poder político sobre a estrutura religiosa, determinada a partir do Sacro Império Romano Germânico, sendo que ao