Arquitetura Risc Cisc
Antes de começar a falar da arquitetura RISC (Reduced Instruction Set Computer –
Computador de Set de Instruções Reduzidos) irei comentar o funcionamento da arquitetura
CISC (Complex Instruction Set Computer – Computador de Set de Instruções Complexo). A arquitetura CISC é aquela que faz uso de um set de instruções muito poderoso, onde podemos encontrar por exemplo instruções de comparação e salto, multiplicação, divisão dentre outros.
Desta forma, o software que irá rodar em um processador que faz uso da tecnologia CISC procura usar estes recursos, “aliviando” assim o código de programa já que é possível encontrar diversas instruções com mais recursos nesta arquitetura. Desta forma, poderíamos colocar na “balança” o aspecto software e hardware de um projeto feito na arquitetura CISC, ele ficaria por exemplo como na figura abaixo:
Hardware
Software
Vejam que pelo fato da arquitetura CISC ter um Hardware mais implementado, o software pode fazer uso destes e ficar com um código menor se comparado a outras arquiteturas. Poderíamos assim considerar os seguintes pontos positivos e negativos da arquitetura CISC: Positivos temos Instruções assembly mais poderosas e Menor tempo para executar tais instruções. Como negativos podemos citar um hardware mais complexo, há uma maior custo em construir tais chips e a velocidade de processamento dos mesmos fica prejudicada em função do calor gerado pelos transistores.
Agora vamos entender melhor a arquitetura RISC. Diferente da CISC, este arquitetura tem um conjunto de instruções bem menor, por isso o nome RISC (Set de Instruções
Reduzido). Ou seja, se montarmos novamente nossa balança, poderíamos ter algo parecido com o que está abaixo:
Software
Hardware
Vejam que neste caso o software deve compensar a ausência de várias instruções que não estão implementadas na arquitetura RISC. Desta forma, o programador do chip deverá construir instruções no software como