Arquitetura Renascentista
Disciplina: Arte e Estética – 1º Período Professora: Suyanne Chao
Arquitetura Renascentista.
O renascimento foi um movimento que se estendeu pelo continente europeu durante os séculos XIV, XV e XVI. Durante este período, as manifestações colocavam o homem mais perto de Deus, valorizando o humanismo (valorização do homem na terra), o naturalismo (onde as obras e seus traços eram rigorosamente reproduzidos de acordo com a realidade), e o Classicismo (apreciavam a antiguidade clássica, Grécia e Roma).
Na arquitetura, o momento foi marcado por uma insaciável vontade de romper com a Era Medieval, pelo resgate dos modelos da antiguidade clássica como: seus frontões, arcos e pilares, a valorização da beleza perfeita, disposição ordenada dos elementos, obras singelas com aspectos humanistas, entre outros. Os arquitetos desta época eram independentes em seu estilo. Arquitetura, pintura e escultura andavam separadamente.
No século XIV e XV ocorre o renascimento clássico, onde a cúpula das igrejas, no seu exterior é pontiaguda, os óculos da mesma permitem a iluminação interior, sua decoração permite a ilusão no sentido da verticalidade, podendo “alcançar aos céus”. Durante este período os arquitetos mais relevantes foram:
Filippo Bruneleschi: Arquiteto e escultor italiano, estudou os monumentos clássicos de Roma, descobriu o ponto de fuga e, assim a perspectiva, utilizava ordem e simetria em suas obras, com formas geométricas puras (quadrados e círculos), pórtico e cúpula sobre pendentes.
Suas principais obras foram: Cúpula da Catedral de Florença – Florença, Itália; Sacristia de San Lorenzo – Firenze, Itália; e a Capela dos Pazzi – Florença, Itália.
Leon Battista Alberti: Utilizava traçados geométricos rigorosos, volutas para disfarçar a verticalidade gótica, capelas laterais, fachada com frontão inspirados nos arcos de triunfo, a altura das colunas ou