Arquitetura renascentista
A arquitetura renascentista ocorre durante os séculos XIV, XV e XVI e ficou caracterizado pelo resgate dos elementos clássicos e suas ordens e uma busca pelo estilo individual que cada arquiteto buscava desenvolver. Além disso, buscava-se a perfeição, no qual a obra pudesse ser observada de qualquer ponto do edifício e tendo a mesma percepção. Baseado em cálculos matemáticos, mantendo a ordem a disciplina na sua construção. A arquitetura Renascentista teve com pioneiro Filippo Brunelleschi que era um grande estudioso da arquitetura greco-romana e das proporções.
(Imagem da vista aérea da catedral de Florença)
Sua primeira grande obra foi a construção da cúpula da catedral de Santa Maria del Fiore, em Florença, construída de tijolos e em uma escala comparada com as ruínas romana. A seguir uma imagem da cúpula da catedral, em Florença.
Outro projeto de Brunelleschi foi a Capela de Pazzi, em Florença, considerado também um dos grandes projetos do arquiteto renascentista. O arco central com a volta perfeita ligando as duas seções de colunatas simétricas, de uma forma monumental. No seu interior podemos destacar a arquitrave interrompida que apoia as duas abóbodas de berço que suportam a cúpula hemisférica
(Imagem da fachada da igreja de Pazzi,em Florença)
(Imagem de elementos da igreja de Pazzi)
O arquiteto ainda mantinha perfeitamente os critérios da perspectiva onde suas linhas horizontais convergem para um único ponto de fuga e as arquitraves sobre os arcos mantêm a geometria e a simetria, algo muito característico da arquitetura renascentista.
As obras demonstram o principal objetivo da arquitetura renascentista de Filippo, que era racionalizar o desenho arquitetônico, baseando-se no circulo e no quadrado, onde se focava a