arquitetura p2p
Vantagens: Por NÃO se basear em uma arquitetura cliente-servidor, onde apenas o servidor é responsável pela execução de todas as funções da rede, o P2P tem uma enorme vantagem justamente por não depender de um servidor e de todos os nós estarem interconectados permitindo o acesso a qualquer nó de qualquer nó. Por esse motivo a rede tem uma elevada disponibilidade. Nessa arquitetura a partilha de recursos e a performance são superiores. Como os recursos necessários são distribuídos (carga computacional, tráfego de rede, espaço de armazenamento, etc) entre os nós é possível conseguir um melhor desempenho de forma econômica. Do contrário da rede cliente-servidor onde a performance depende do desempenho do servidor. Devido a inexistência de um servidor central, a rede P2P apresenta uma maior robustez e segurança por não poder sofrer um ataque centralizado.
Arquitetura P2P: Um sistema peer-to-peer implementa uma rede abstrata sobreposta, em cima da topologia da rede. Essa sobreposição é utilizada para descobrir e indexar os pares da rede tornando o sistema P2P funcional independente da topologia da rede física. O conteúdo é trocado diretamente sobre o protocolo IP. Sistema peer-to-peer anônimos são um exceção, implementam camadas extras de roteamento para ocultar sua identidade de origem ou de destino.
Numa arquitetura P2P padrão, não existe a noção de cliente ou servidor, mas só pares de nós que funcionam tanto como cliente quanto como servidor para outros nós da rede. Um exemplo de transferência de arquivos que não utiliza o P2P é o File Transfer Protocol (FTP), onde os programas de cliente e servidor são distintos. A rede Overlay P2P consiste em todos os pares da rede funcionem como um nó da rede. Existe uma ligação entre dois nós que se conhecem na rede. Isto é, um nó participante conhece a localização de outro nó da rede P2P. Então existe uma aresta que liga um primeiro nó existente ao segundo na rede sobreposta. Com