ARQUITETURA ORGANICA
ARQUITETURA ORGANICA
2015
ARQUITETURA ORGANICA
Monografia apresentada à Universidade de Mogi das Cruzes com Exigência parcial para obtenção de nota sob solicitação e orientação Da Professora Marcilene na disciplina De Introdução ao Projeto Arquitetônico.
2015
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO...................................................................................................4
ARQUITETURA ORGANICA.............................................................................5
CONCLUSÃO....................................................................................................6
REFERENCIAS..................................................................................................7
INTRODUÇÃO
Arquitetura orgânica surgiu como uma tendência na arquitetura e no projeto estrutural. O arquiteto Frank Lloyd Wright cunhou o termo em 1950 e desde então tem influenciado a arquitetura moderna com seu design pouco convencional e filosofia de arquitetura.
ARQUITETURA ORGANICA
Muitos arquitetos buscam a expressão orgânica na arquitetura. Este conceito está relacionado ao termo organismo. Chamamos organismo tudo que tem vida, desde os seres mais primitivos unicelulares, através dos vegetais e animais até a complexidade do ser humano. O que é um organismo? Quando podemos denominar algo como sendo um organismo? Quando possui vida, quando está em processo, ou seja, cresce e se mexe por força própria. Tanto o crescer como o mexer podem ser enquadrados em um único conceito - movimento. A Arquitetura Orgânica procura sua expressão nesta característica da vida - o movimento.
O intuito da Arquitetura Orgânica é de criar construções que influenciam diretamente a vida de quem nelas habitam ou trabalham. Esse é o eixo central da arquitetura orgânica ou organicista, da escola moderna, influenciada pelas ideias do americano Frank Lloyd Wright. Para ele, as casas