arquitetura modernismo
FORMADORAS DO
MODERNISMO
Novos usos e temas na arquitetura Revolução Industrial
1º fase - 1760 à 1860 motor à vapor máquina de fiar: James Hargreaves; bastidor hidráulico: Richard Arkwright; máquina de fiar mais bastidor hidráulico:
Samuel Crompton.
2ª fase – à partir de 1860:
Siderurgia - se dedica à fabricação e tratamento de aços e ferros fundidos. A metalurgia é o conjunto de técnicas que o homem desenvolveu com o decorrer do tempo que lhe permitiu extrair e manipular metais e gerar ligas metálicas.
Aperfeiçoamento do dínamo - aparelho que gera corrente contínua, convertendo
energia mecânica em eléctrica.
Motor de combustão interna - é uma máquina térmica, que transforma a energia proveniente de uma reação química em energia mecânica. Consequências da Revolução Industrial
Processo de produção em massa;
Migração do homem do campo para a cidade;
Aparecimento de novas doutrinas econômicas e sociais;
Novos materiais e as mudanças nas técnicas construtivas; Exposições universais;
Transformação urbana - a fábrica, o cortiço, o edifício, os novos bairros (implantação das casas), água, luz elétrica, gás, bonde, trem, avenida, carro.
Na Europa as atividades culturais estão voltadas para o passado.
Nas escolas de arquitetura , o estilo e a realidade arquitetônica estão voltados para o passado.
Ecletismo geral - um arquiteto faz uma obra gótica, outro faz renascentista, outro românica;
Obra eclética – em uma mesma obra, aparecem vários estilos;
Obras de engenharia, cálculo de materiais;
Ferro, aço: Eiffel – francês ( Torre Eiffel, 1889);
Concreto: Maillart – suíço;
Criam-se as escolas de engenharia e as de arquitetura repetem o que foi feito no passado, as primeiras criam uma nova ciência, a análise dos matérias de construção.
Com esta análise, vem a liberdade de criação de novas formas e faz com que a engenharia se desenvolva livre de uma história passada; A diferença