Arquitetura Moderna - Influências historicas
Outra percepção dos modernistas foi que mesmo os programas de necessidades serem os mesmos, a modernidade trouxe outra forma que se adapta à função. Com a tecnologia avançando é possível se encontrar novas formas de fazer a mesma coisa, mas fazer melhor.
Nos navios encontramos um bom exemplo da teoria da arquitetura moderna. Suas cabines são pequenas, sem nenhuma preocupação estética, mas possuem o mínimo necessário para que seja exercida a função para qual foi criada. Era nisso que pensavam os modernistas, a casa devia ser uma máquina de morar, pensada exclusivamente na sua função.
Outra concepção moderna que se exemplifica no navio é sobre a estética que possui de forma não intencionalmente. O navio foi construído simétrico, nessa forma para que pudesse navegar melhor, para que sua função fosse exercida da melhor maneira, mas por consequência é algo bonito, principalmente na época que foi inovador, todos achavam lindo, pois era algo desconhecido, mas essa beleza veio por consequência da forma que seguiu a função.
Da mesma forma que o navio, o avião é belo por consequência de sua forma simétrica que foi projetada para melhor exercer sua função.
O avião é significativo não somente pelo exemplo de forma segue função, mas também pois com sua invenção pode-se ver as cidades do alto, coisa nunca feita antes, e assim o arquiteto podia ver as consequência de suas ações e dessa forma eles teriam uma ferramenta ótima para planejar as cidades.
Um exemplo dado por Le Corbusier em seu livro Por uma Arquitetura é uma peça de um carro de época que sua forma segue a função, cada peça tem o tamanho certo, a posição exata, a organização específica para poder funcionar, mesmo algo tão pequeno, mas de enorme importância deve seguir essa premissa.
Estas duas obras arquitetônicas são de épocas bem diferentes, a