Arquitetura Kernel
Curso: Tecnologia em Redes de Computadores
Disciplina: Sistemas Operacionais
Professor: Douglas
Sumário
1. INTRODUÇÃO1
2. KERNEL MONOLÍTICO1
2.1 VANTAGENS1 2.2 DESVANTAGENS1
3. SISTEMA EM CAMADAS2
3.1 VANTAGENS2
3.2 DESVANTAGENS2 4. MINHA OPINIÃO3
PAG1
1. INTRODUÇÃO
O kernel pode ser desenvolvido em varias arquiteturas. Basicamente, essas arquiteturas dizem como o kernel ira gerenciar e disponibilizar os recursos.
Então, dependendo da arquitetura da qual o kernel foi implementado, você pode ter formas diferentes de acesso a recursos mais profundos do sistema e mais camadas de abstrações de recursos, dando mais ou menos velocidade ao sistema, segurança de recursos, complexabilidade para acesso a recursos e outras características próprias de cada arquitetura.
Vou citar exemplos de arquiteturas de Kernel Monolítico, e também falar a respeito do Sistema em Camadas.
2. Kernel Monolítico
Pode ser comparada com uma aplicação formada por vários módulos que são compilados separadamente e depois linkados, formando um grande e único programa executável, onde os módulos podem interagir livremente.Os primeiros sistemas operacionais foram desenvolvidos com base neste modelo, o que tornava seu desenvolvimento e, principalmente sua manutenção bastante difíceis.Devido a sua simplicidade e bom desempenho, a estrutura monolítica foi adotada no projeto do MS-DOS e nos primeiros sistemas Unix. Todos os componentes do núcleo operam em modo núcleo e se inter-relacionam conforme suas necessidades, sem restrições de acesso entre si, pois o código no nível núcleo tem acesso pleno a todos os recursos e áreas de memória. Ex: MS-DOS2.1) Vantagens
Rapidez de execução e simplicidade de implementação.
2.2) Desvantagens
Limitação quanto a inovações futuras e dificuldade de manutenção.
PAG2
3. Sistema em Camadas
Na arquitetura de camadas, o sistema é dividido em níveis sobrepostos.