Arquitetura Gótica
As características da arquitetura gótica, que já existentes, combinadas formam uma nova proposta estética, são elas:
- Arco Ogival
- Arcobotante
- Abóboda Nervurada (ou em cruzaria)
Considerada o berço do Gótico, a França viu nascer o estilo através da junção desses 3 elementos (que distribuíam parte da carga da parede). Essa combinação deu a possibilidade de se construir paredes mais finas e com mais vitrais.
As características desse estilo são óbvias: construções gigantescas, vitrais coloridos, gárgulas, contrafortes, estátuas, abóbadas, rendilhados, arcos e capitéis característicos.
As vantagens técnicas são basicamente 3:
- Maior verticalidade, pois o arco ogival, permite maior segurança para o projetista do que o arco semicircular.
- Com relação aos arcos, o arco ogival possuía a vantagem de poder cobrir áreas retangulares. Tais vãos anteriormente requeriam a construção de dois arcos que alcançavam alturas diferentes, criando transições difíceis para os pedreiros.
- A abóbada gótica oblonga era construída com nervuras destinadas à reforçar as arestas, o que tecnicamente é vantajoso. Havia grande economia de madeira para sustenta-las durante sua construção. O espaço entre os arcos e as nervuras poderiam ser preenchidos.
Essas características criavam a sensação de leveza, reforçando mais uma vez, que os góticos tinham maior preocupação com a ordem estética do que material.
(Abadia de Saint Denis)
Essas características aparecem pela primeira vez, com o término do coro da Abadia de Saint Denis , o que marcou o início do revolucionário estilo gótico.
-Abóbadas ogivais cobrem vãos de diferentes formatos; os contrafortes substituíram as grossas muralhas entre as capelas radiais, que agora constituem, ao redor do deambulatório, uma franja ininterrupta e ondulante. As paredes laterais desapareceram totalmente e , se não fossem suas abóbadas com cinco ramos de ogivas,