Arquitetura dos Aranha Céus e o edifício Seagram Building
2283 palavras
10 páginas
Unifor - 2011.1Arquitetura e Urbanismo
Teoria da História da Arquitetura e Urbanismo
Trabalho 2NP – Arquitetura do século XX
Professor(a): Ana Cecília Vasconcelos
Turma: M35AB
Alunos(as): Ayala Xárgina 1010827
Sara Carioca 1010851
1
Sumário
Página
Introducão
03
Arranha-céus
05
Seagram Building
07
Conclusão
11
Bibliografia
12
2
Introdução
A arquitetura foi marcada muitas vezes por uma busca de magnitude, os monumentos muitas vezes de maior destaque da história, geralmente, sempre de grande porte.
Com os desdobramentos decorrentes do processo de industrialização, após o século XVIII, o avanço técnológico posibilitou o surgimento de novos materiais, que alguns anos mais tarde, seriam aprimorados e trariam aos arquitetos do mundo contemporâneo a capacidade de construir edifícios dotados de uma extraordinária escala vertical.
Surgia em tal caso, um novo contexto arquitetônico que manifestava os interesses histórico, sócio e ecômico do mundo moderno, a Arquitetura dos Arranha-céus.
O edifício Seagram Building é um dos melhores exemplos de um arranha-céu. É uma obra de valiosa influência na história da arquitetura e de grande importancia para a difusão da nova tipologia urbana do século XX.
3
Arquitetura dos Aranha Céus e o edifício Seagram Building
4
Os arranha-céus
Contexto histórico, social e econômico
O estudo das origens e progressos da arquitetura foram marcados quase sempre pela procura contínua da altura. Muitos arquitetos se empenhavam para criar algo extremamente impressionante. Conseguia chegar até uma determinada altura. Até que no século XVII, uma nova tecnologia redefiniu essas restrições. Tornou-se possível habitar e trabalhar em uma estrutura com muitos metros acima do solo.
Utizando esta tecnologia, seria passive construir edifícios com mais de 10 andares.
Até o período da Revolução Industrial, difficilmente, os edifícios de uso tinham múltiplos andares, porque