Arquitetura de sistemas operacionais - Concorrência
1. O que é concorrência e como este conceito está presente nos sistemas operacionais multiprogramáveis?
É a possibilidade de o processador executar varias operações de uma só vez, como operações de E/S , que permite a execução de várias tarefas concorrentemente pelo sistema (multiprogramável) , evitando a perda de tempo , como nos sistemas monoprograváveis.
2. Por que o mecanismo de interrupção é fundamental para a implementação da multiprogramação?
Por que é o fundamento básico do sistema multiprogramável, pois esse mecanismo permite que o sistema operacional sincronize a execução de todas as suas rotinas e programas dos usuários.
3. Explique o mecanismo de funcionamento das interrupções.
Uma interrupção é sempre gerada por um evento externo ao programa em execução. Exemplo , quando um dispositivo avisa ao processador que um mecanismo de E/S está pronto , então o mesmo deve interromper o programa em execução para tratar o termino da operação.
4. O que são eventos síncronos e assíncronos? Como estes eventos estão relacionados ao mecanismo de interrupção e exceção?
Síncronos são eventos que já possuem uma certa previsão , e está diretamente ligado ao mecanismo de exceção , por também ser resultado direto do programa corrente , e os assíncronos são eventos imprevisíveis que não possui relação direita com o programa.
5. Dê exemplos de eventos associados ao mecanismo de exceção.
Sempre que uma exceção é gerada o programa em execução é interrompido e o controle é desviado para uma rotina de tratamento de exceções, exemplo, dispositivo de E/S.
6. Qual a vantagem da E/S controlada por interrupção comparada com a técnica de spooling?
É que a interrupção só pode ocorrer uma por vez sendo assim bem mais eficiente e no spooling, se existir um grande numero de periféricos, o programa será interrompido frequentemente. Atrapalhando a execução.
7. O