ARQUITETURA DE ROMA
Os romanos usaram como inspiração a arquitetura etrusca e grega para desenvolver seus projetos. Porém, não podemos falar em cópia, pois a arquitetura romana possuía muitos elementos inovadores e avanços nas técnicas de arquitetura.
Características principais da arquitetura romana:
- Solidez nas construções (característica que herdaram dos etruscos); - Uso do arco nas construções; - Uso da abóbada (construção em forma de arco que preenche espaços entre arcos, muros e outros tipos de espaços); - Construções sóbrias, funcionais e luxuosas. Principais tipos de arquitetura romana
Aquedutos
Arcos com canaletas que conduziam a água dos reservatórios para as cidades. Eram feitos de pedra e significou um avanço na canalização e distribuição de água na Antiguidade.
Templos
Eram construídos em homenagem aos deuses. Eram luxuosos e bem iluminados. Possuíam apenas um portal de entrada com escada de acesso. COLISEU
Arcos de Triunfo
Eram construídos em homenagem aos imperadores, principalmente, para marcar grandes feitos e conquistas. Eram feitos de pedra ou mármore. Estradas
Feitas de pedra, eram importantes rotas para o comércio e também deslocamento do exército, pois ligavam várias cidades, regiões e províncias. Eram tão resistentes que muitas delas existem até hoje. A mais conhecida foi a Via Ápia.
Banhos públicos
Prédios destinados aos banhos públicos, que eram espaços com piscinas aquecidas onde romanos das altas classes relaxavam e mantinham contatos sociais.
Circos e Anfiteatros
Construções destinadas ao entretenimento. Nos circos ocorriam, principalmente, corridas de brigas. Nos anfiteatros ocorriam espetáculos como, por exemplo, os embates entre gladiadores. O anfiteatro mais conhecido foi o Coliseu de Roma.