Arquitetura de Roma
• Casa Branca (Washington, EUA) — a residência oficial e principal local de trabalho do Presidente dos Estados Unidos; percebemos a influência da arquitetura romana principalmente em seus pilares, que são no estilo da ordem Jônica.
• Ponte do Gard (sul da França) —ponte construída em três níveis que assegura a continuidade do aqueduto que trazia água de Uzès até Nîmes na travessia do rio Gardon; percebemos a presença da arquitetura romana nos arcos da construção, em sua aparente solidez e por ser uma obra sóbria (simples) e funcional (por ser utilizada para levar água a outros locais).
• Coliseu de Roma (Roma, Itália) — originalmente capaz de abrigar perto de 50 000 pessoas, e com 48 metros de altura, era usado para variados espetáculos. Deixou de ser usado para entretenimento no início da Idade Média, mais tarde foi usado como habitação, oficina, forte, pedreira, sede de ordens religiosas e templo cristão; percebemos as características romanas nos arcos e em seus pilares, que possui todas as ordens utilizada pela Arquitetura Romana: Dórica, Jônica, Coríntia e a Compósita.
• Panteão (Roma, Itália) — usado primeiramente como templo dedicado a todos os deuses do panteão romano e, desde o século VII, como templo cristão; percebemos a presença da arquitetura romana em seus pilares da ordem Coríntia e sua cúpula