Arquitetura de Interiores
A cerâmica se manifestou na cultura dos povos desde da antiguidade. Estudos técnicos de fabricação e de decoração dos objetos de cerâmica é tido como o "alfabeto " de arqueólogos e historiadores, pois fornece base segura para a reconstrução de muitos aspectos da vida de antigas civilizações. Quando o homem deixou de utilizar as cavernas, necessitou de objetos que deveriam ser resistentes, impermeáveis e de fácil fabricação, para armazenar alimentos e água, essas facilidades foram encontradas na argila (barro), que misturada a água e endurecida após a queima, foi largamente utilizada na construção de casas, vasilhames, urnas funerárias e até para a escrita. A primeira cerâmica que se tem notícia é da pré-história: Vasos de barro, sem asa, que tinham cor de argila natural ou eram enegrecidas por óxidos de ferro.
Compreende-se que, a cerâmica pode ser uma atividade artística (em que são produzidos artefatos com valor estético) ou uma atividade industrial (em que são produzidos artefatos para uso na construção civil e na engenharia). Hoje, além de sua utilização como matéria-prima constituinte de diversos instrumentos domésticos, da construção civil e como material plástico nas mãos dos artistas, a cerâmica é também utilizada na tecnologia de ponta, mais especificamente na fabricação de componentes de foguetes, devido à sua durabilidade.
DEFINIÇOES E TIPOS: Cerâmica vermelha – é o material com coloração avermelhada empregados na construção Civil (tijolos, blocos, telhas, elementos elementos vazados, lajes, tubos cerâmicos e argilas expandidas) e também utensílios de uso doméstico e de adorno. As lajotas muitas vezes são enquadradas neste grupo porém o mais correto seria em material de revestimento.
Materiais de Revestimentos – (placa cerâmica) são aqueles materiais, na forma de placas usados na construção civil para revestimento de paredes, pisos, bancadas e piscinas de ambientes internos e externos. Recebem designações tais como: azulejo, pastilha,