Arquitetura de interiores - Decoração Clássica
Perfil do estilo clássico
O estilo clássico na decoração tem um perfil conservador, é imponente, rico em detalhes e elegante, tendo como base o mobiliário antigo inspirado no estilo inglês georgiano e também no estilo francês dos reinados nos séculos XVII e XVIII.
Alguns traços específicos marcam este estilo: mobiliário, cor, tecidos, iluminação e objetos decorativos.
Características
1. Mobiliário: os móveis são feitos de madeira mogno, nogueira ou cerejeira, sempre de tonalidade média a escura e dramáticas inspirados no estilo inglês georgiano dos séculos XVIII e XIX e no estilo francês dos reis Luís XIII, XIV, XV e XVI dos séculos XVII e XVIII (detalhes e imagens destes estilos de móveis estão no artigo deste blog “estilos de móveis ao longo do tempo”).
O mobiliário possui linhas elegantes e ricas, curvas e retas, e requinte nos detalhes.
As poltronas e cadeiras são imponentes e elegantes, estofadas e com detalhes ornamentados e pernas cabriolet (curvas), como nas mesas. Estas são de tampos retangulares, arredondados e muitas vezes feitos de mármore. Mesas de canto com três apoios são também vistos. Puxadores e adornos geralmente são dourados ou de bronze.
2. Cor: no estilo clássico é muito utilizada a madeira em sua cor natural, sem pinturas. Predominam as cores bem definidas e sóbrias como o verde e azul escuros, vinho, marrom, vermelho e preto que podem ser mescladas com tons neutros como o bege, creme e branco. Os metais como ouro e bronze são vistos nos detalhes como moldura de espelho ou de quadros, puxadores e objetos decorativos. -
O branco por algumas vezes era encontrado em espaços como cozinhas em que a madeira também se fazia presente. As cores que ganhavam realce na composição desta decoração eram o verde-esmeralda, o preto, o bordeaux, o azul marinho somadas com peças e ornamentos em tons prateados, dourados (Era possível ver a presença marcante do ouro como ornamento), ferrugem, cor de rosa, etc. Para