Arquitetura de Informação
Foi usado para design impresso: mapas guias e atlas. Posteriormente para layouts e outros campos do design.
Morville e Rosenfeld, autores do livro Information Architecture for the World
Wide Web, aplicaram o conceito ao desenvolvimento web.
2
Informação:
Resultado do processamento, manipulação e organização de dados, de tal forma que represente uma modificação no conhecimento do sistema que a recebe. Arquitetura da Informação (A.I. ou I.A., do inglês Information Architecture) é a base para um excelente Web Design. É a planta de um site, sobre a qual
todos os outros aspetos são construídos - forma, função, metáfora, navegação, interface, interação e design visual.
Iniciar a análise da Arquitetura da Informação é a primeira coisa que se deve fazer quando se pretende projetar um site.
Arquitetura de Informação:
É a combinação dos esquemas de organização, de sistemas de rótulos de pesquisa e de navegação dentro de sites e intranets.
A arte e a ciência de dar forma a produtos e experiências de informação para suportar a usability (usabilidade) e a findability (capacidade de se encontrar o que se pretende).
Uma disciplina focada em trazer princípios do design e da arquitetura para os artefactos digitais.
Componentes da arquitetura da Informação:
Organização;
Navegação;
Sistema de rótulos;
Sistema de pesquisa.
Rosenfeld e Morville, dividem a Arquitetura de Informação de um site em quatro grandes sistemas interdependentes, cada um composto por regras próprias e suas aplicações. Sistema de Organização (Organization System): determina o agrupamento e a categorização do conteúdo.
Sistema de Navegação (Navigation System): especifica a forma de navegar na interface. Sistema de Rotulagem (Labeling System): estabelece as formas de representação e apresentação da informação, definindo signos visuais a usar.
Sistema de