Arquitetura de computadores
Exercícios
1) Explique o que você entende por memória. Cite dois exemplos de memórias na vida prática (evite usar exemplo de memória de computador).
R: Memória é um termo usado para designar as partes do computador ou dos dispositivos periféricos onde os dados e programas são armazenados. Memórias são todos os dispositivos que permitem que um computador possa armazenar dados de forma permanente ou temporariamente. Sendo dividida em duas categorias: Principal e Secundária. Alguns exemplos são celulares, câmeras digitais, filmadoras, MP4, tablets.
2) Descreva as funções de uma Unidade Central de Processamento.
R: A CPU (Unidade Central de Processamento) tem a função de controlar e executar todas as tarefas que são exigidas pelos utilizadores.
3)Faça o mesmo para a memória de um computador.
R: Sua função é de armazenar temporariamente os dados e instruções que o processador precisa usar (principal ou cache). Nas memórias Secundárias sua função é armazenar grande quantidade de dados e evitar que estes se percam com o desligamento do computador.
4) Para que servem os dispositivos de entrada e de saída de um computador? Cite alguns exemplos.
R: Para permitir que os Sistemas de Computação se comuniquem com o mundo exterior, convertendo, também a linguagem do SC para a linguagem do meio interior. Ex.: caracteres e números.
5) Conceitue o bit, o byte e a palavra.
R: Bit: é a menor unidade de informação que pode ser armazenada ou transmitida, e é geralmente usada na computação e teoria da informação. Um bit pode assumir somente 2 valores, como 0 ou 1.
Byte: é uma palavra binária constituída de um conjunto de 8 bits
Palavra: unidade de transferência de informação entre a UCP e a memória
6)Há duas maneiras básicas de se realizar transmissão/recepção de dados entre os periféricos/interfaces e UCP/MP, bem como entre dispositivos interconectados entre si, local ou remotamente, quais são?
R: São a