Arquitetura de computadores
Segue-se uma relação de siglas. Para cada uma delas, pesquise seu significado, colocando ao lado o significado de cada caractere da sigla.
Além disso, para cada sigla, elabore um breve resumo de seu significado e emprego na informática, preferencialmente utilizando suas próprias palavras.
DMA - CRT - RISC - ULA - DDR - EPROM
SATA - IDE - USB - ROM - BIOS - SUN
DMA - (Direct Memory Acess) – Acesso Direto a memória.
São canais utilizados apenas por dispositivos de legado (placas ISA, portas paralelas e drives de disquetes), transfere dados diretamente para a memória RAM reduzindo assim a utilização do processador.
CRT - (Catodic Ray Tube) - Tubo de raios catódicos.
É o componente mais importante do monitor. O CRT é o que faz a imagem que se vê na tela e suas características determinam principalmente a qualidade da imagem que se vê na tela. Muitas vezes o monitor é chamado de “o CRT”, e um detalhe importante é que todos os monitores CRT são analógicos.
RISC - (Reduced Instruction Set Computer) – Computador com conjunto reduzido de instruções.
São processadores capazes de executar apenas algumas poucas instruções simples. Por terem um menor numero de circuitos, podem trabalhar com freqüências mais altas. São chips mais simples e por isso muito mais barato.
ULA – (Unidade Lógica Aritmética)
É a unidade central do processador que executa as operações aritméticas e lógicas, comparações entre itens da memória, movimentos de dados na memória, tomadas decisões, etc. A complexidade da ULA é proporcional a complexidade do sistema em que será realizada.
DDR – (Double Data Rate).
Memória que substituiu as DSRAM ou DIMM. O grande diferencial da tecnologia DDR está em sua capacidade de realizar o dobro de operações solicitadas pelo processador, outro aspecto importante é que reduzem o consumo de energia, fator muito