Arquitetura de Computadores
Logo em seguida, John Von Neumann aperfeiçoou, acrescentando um elemento fundamental, a memoria, um componente capaz de armazenar tanto o programa quanto os dados , que tornou o processo de manipulação de dados muito mais rápido e eficaz.
Há inúmeros equipamentos que podem ser utilizados como componente de entrada de dados em um sistema de computação, tais como, teclado, mouse, scanner, caneta, microfone, touch-screen, sensores ópticos, sensores magnéticos, discos rígidos, CDs, DVDs, etc.
No inicio os computadores foram projetados apenas para executar simples e curtas tarefas, tais como: somar dois números de cada vez, mover um número de um local para o outros e ler o caractere correspondente à tecla que acabamos de pressionar no teclado, e assim por diante.
A instrução de máquina denominasse Unidade Central de Processamento, o processador, é constituída de milhões de minúsculos circuitos e componentes eletrônicos, cuja função é ler e interpretar instruções da máquina e realizar operações matemáticas.
O componente do sistema de computação responsável pelo armazenamento das informações introduzidas pelo componente de Entrada é denominado Memória. E os resultados podem ser apresentados em vídeo ou impresso em outro equipamento muito popular, a impressora, ou em qualquer outro dispositivo de Saída. (HD, Monitor, Pendrive, CD-ROM, Mouse, Impressora, entre outros.). O processador realiza duas funções primordiais: a cerebral, de interpretar as ações que devem ser realizadas e a executiva efetivamente realiza aquelas operação interpretada. Qualquer