Arquitetura de Computadores
Arquitetura de Computadores
Introdução
Ao longo dos anos, muitos padrões e convenções foram estabelecidas para determinar certos aspectos da organização de computadores. Existem várias maneiras pelas quais computadores podem armazenar e manipular números e caracteres.
A unidade de informação mais básica em um sistema digital é chamada de bit, que é uma abreviação de binary digit ou digíto binário. Um bit, de forma mais clara, nada mais é que um estado de “ligado” ou “desligado” (ou “alto” e “baixo”) dentro de um circuito de computador.
Em 1964, os projetistas do computador mainframe IBM System/360 estabeleceram como convenção o uso grupos de 8 bits como a unidade básica de endereçamento de memória do computador, que foi denominada como byte.
Palavras em um computador consistem de dois ou mais bytes, ou seja, possuem 16 bits,
32 bits, 64 bits ou qualquer tamanho faça sentido dentro do contexto da organização do computador. Sistemas de Numeração Posicional
A ideia geral por trás de sistemas de numeração posicionais é que um valor numérico é representado por potências crescentes de uma raiz (ou base). Isto é frequentemente referido como sistema de numeração ponderado porque cada posição é ponderada pela potência de uma base.
O conjunto de números válidos para um sistema de numeração posicional tem o mesmo tamanho que a base daquele sistema. Exemplificando, existem 10 dígitos no sistema decimal, que vão de 0 a 9, e dois dígitos no sistema binário, que vão de 0 a 1. O maior número válido para um sistema em uma determinada base é um a menos do que a base, ou seja, o número 8 não é um numeral válido em qualquer sistema com base menor que 9. Para distinção de números em bases diferentes, usamos a base como subscrito, tal como 3310 para representar o número decimal 33.
Qualquer inteiro decimal pode ser expresso com seu valor exato em qualquer outro sistema de base inteira. Exemplo, três números