Arquitetura de Computadores
Percebemos a constante e imprescindível utilização de computadores no nosso dia a dia, seja para o trabalho ou para o entretenimento. Até os dias de hoje utilizamos em nossos computadores a chamada arquitetura de Von Neumann, esta idealizada em meados do século passado e que ajudou a dar origem aos primeiros computadores digitais, nesta artigo vamos ver os principais tópicos para chegarmos a este tipo de arquitetura de computadores.
2. NÍVEIS DE ABSTRAÇÃO DE COMPUTADORES
2.1. Nível 0 ou Nível da lógica digital
Este nível é composto basicamente pelo hardware da máquina, onde os principais objetos são as portas lógicas (AND, OR e NOT) que as suas combinações formam os principais dispositivos de um computador: Processadores;
Memórias (registradores);
Funções aritméticas.
2.2. Nível 1 ou Nível da Microprogramação
Nível onde os programas são na verdade uma sequencia de instruções que serão executadas diretamente pelos circuitos eletrônicos. A maior parte das máquinas tem menos de 20 instruções neste nível, estas que em sua maioria são para a movimentação de dados de uma parte a outra da máquina.
Enxergamos aqui um conjunto de registradores (de 8 a 32) e um circuito chamado ULA (Unidade Lógica e Aritmética), estes dois são conectados e formam o Data Path que nada mais é do que a estrutura sobre a qual os dados trafegam.
2.3. Nível 2 ou Nível ISA
O nível da Arquitetura do Conjunto de Instruções, é onde ocorre a interface entre o hardware e o software. Os sistemas aceitam diversas linguagens de programação de alto nível e traduzem para o nível intermediario.
2.4. Nível 3 ou Nível do Sistema Operacional
Esse nível é quem da suporte a um conjunto de novas instruções e existe um modo de organização diferente da memoria, e tem a possibilidade de executar dois ou mais programas simultaneamente. Este nível também fornece serviços básicos para os níveis acima.
2.5. Nível 4 ou Nível da Linguagem de Montagem
É na