Arquitetura de computadores - memórias
a. Volátil:
Memoria temporaria. Asim que desligar o dispositivo a memoria eh limpa. Necessario energia para funcionar.
Exemplo: Memória RAM.
b. Não volátil:.
Memoria "permanente". nao tem necessidade de estar ligada a energia. Assim que armazenada alguma informação, a mesma continuará na memória enquanto não for deletada.
Exemplo: HD.
c. Dinâmica:
Nesse tipo de memória os dados não ficam armazenados permanentemente, mesmo com a fonte de alimentação aplicada, a menos que os dados sejam reescritos a cada intervalo de tempo na memória.A memória Dinâmica é também semicondutora.
Exemplo:Memória RAM
d. Estática:
É um tipo de memória semicondutora na qual os dados permanecem fixos enquanto a fonte de alimentação estiver ligada.
Exemplo: Memória ROM
2. Apresente as diferenças entre memória Principal e secundária.
Memória Principal – ela tem como função armazenar instruções e dados que a UCP está executando no momento e deixa o processo mais rápido e ágil.
Memória Secundária – É um tipo de memória de massa, pois armazena grandes quantidades de informações externas à memória principal.Ela é mais lenta do que a memória principal.
3. O significa a sigla DRAM, qual a função destas memórias. Por que esta memória é tão importante para o desempenho do PC..
DRAM – Dynamic Random Access Memory
As RAMs dinâmicas utilizam capacitores MOS de poucos picofarads para armazenamento de 0 e 1.
Devido às fugas dessas cargas após um período de tempo, as RAMs dinâmicas requerem recargas periódicas das células de memória (refresh).
4. Qual a função da memória cache, como funciona a mesma.
A memória cache foi desenvolvida com o intuito de melhorar o desempenho e a velocidade de transferência das informações entre a UCP e a Memória Principal e com isso aumentar a capacidade de desempenho do sistema de computação.
5. Represente e explique o conceito de hierarquia de memórias e