Arquitetura de Computadores John von Neumann
Arquitetura de Von neumann
O nome refere-se ao matemático John Von Neumann, que foi considerado o criador dos computadores da forma como são projetados até hoje. Entretanto, outras pessoas também estiverem envolvidas no processo.
A idéia do modelo surgiu da necessidade de armazenar programas em um computador, pois, até então, ainda não haviam formas de armazenamento de programas em um computador.
Von Neumann e outros pesquisadores descobriram que, utilizando dispositivos de memória em formas de linha de retardo de mercúrio, poderiam armazenar instruções de programas.
A proposta inicial de um computador de programa armazenado, denominado IAS (Princeton Institute for Advanced Studies), relatada pelo próprio von Neumann era:
•Primeira Parte Específica – Central Arithmetic ou CA: O dispositivo deve realizar as operações elementares da aritmética mais frequentemente, e por este motivo, deve ter unidades especializadas apenas para essas operações;
•Segunda Parte Específica – Control Center ou CC: A sequenciação apropriada das operações pode ser executado, de forma mais eficiente, por um controle central;
Terceira Parte Específica:
•Memória ou M: Qualquer dispositivo que tiver que executar longas e complicadas sequencias de operações precisa ter uma memória considerável.
•Recording ou R: deve ser capaz de manter contato de entrada e saída, que são os neuronios correspondentes sensoriais e motores do cérebro humano.
•Quarta Parte Específica – Input I: é necessário ter unidades para transferencia de informações de R para M.