Arquitetura de computador
Pesquisa Sobre Barramentos
Parte superior do formulário
Parte inferior do formulário
Download
1. CONCEITOS
O que é um barramento?
Um barramento é apenas um “caminho” através do qual dados viajam num computador. Esse caminho é usado para comunicação entre dois ou mais elementos do computador. Existem vários tipos de barramentos:
- Barramento do processador
- Barramento de endereços
- Barramento de entrada/saída
- Barramento de memória
No entanto, quando nos referimos ao “barramento“ de um computador pretendemos quase sempre referir o Barramento de entrada/saída, o qual também é designado por “slots de expansão”. Este é o principal Barramento do sistema e é através do qual a maior parte dos dados circula, tendo como origem ou como destino, dispositivos como os drives, impressoras ou o sistema de vídeo. Sendo este último o mais exigente em termos de recursos.
1.1. O Barramento do Processador
O Barramento do processador é o caminho através do qual o CPU comunica com o chip de suporte conhecido como “Chipset” nos sistemas mais recentes. Este barramento é usado para transferir dados entre o CPU e a memória Cachê, por exemplo.
1.2. O Barramento da Memória
O Barramento da Memória é usado para transferir informação entre o CPU e a memória principal do sistema. Este barramento pode ser parte integrante do processador ou na maioria dos casos implementado separadamente com auxílio de um chipset dedicado.
1.3. Tipos de Barramentos:
Basicamente existem dois:
1.3.1. Barramento externo - interliga os diversos componentes de um sistema computacional tais como UCP, ou CPU, memória, unidades de entrada/saída etc.
1.3.2. Barramento interno - interliga elementos no interior de um componente (pastilha), como, por exemplo, os registradores, ou registros, de um microprocessador.
1.4. Tipos de Barramentos Quanto ao Tipo de Informações
Além da classificação acima, os barramentos também podem ser