Arquitetura Contemporânea Chilena
Curso de Arquitetura e Urbanismo
Arquitetura Contemporânea Chilena
Paloma Junqueira
Paula Czeresnia
8BAQ
São Paulo, 2013
ARQUITETURA CONTEMPORÂNEA CHILENA
A arquitetura contemporânea do Chile é resultante, principalmente, do desenvolvimento social e do crescimento da economia, junto com outras características do país, como topografia, clima, etc. Existem várias paisagens diferentes entre si devido ao extenso território.
Na década de 70 com o início das Bienais Internacionais de Arquitetura, com as oportunidades de debater a respeito do assunto, houve uma conscientização da arquitetura como um lugar da arte necessário para a vida, esta deixou de ser vista apenas como arte e ganhou um novo papel entre as políticas neoliberais.
Na década de 80 surgiu a experiência “Ciudad Abierta” da Escola de
Arquitetura de Valparaíso, que influencia até hoje a arquitetura produzida no
Chile.
Ciudad Abierta é um espaço que permite fazer intervenções, explorando materiais, desenhos e conceitos, seguindo as normas da escola, que são:
“cuidado com a matéria, trabalho em comunidade, colaboração com as marcas do lugar”.
Foto Ciudad Abierta, Fonte Wallpaper
Na década de 1990, o Chile estava dominado por políticas neo-liberais e pelo mercado imobiliário, o que levou a arquitetura a se dividir de acordo com seu destino no mercado de bens materiais e simbólicos.
As obras contemporâneas da arquitetura chilena, surgem como resultado da exploração dos materiais do local – como pedra, madeira e concreto – com uma certa tradição moderna, como o uso de formas puras, ou seja existe um equilíbrio entre o passado e o presente, trazendo de volta a arquitetura moderna adaptada a novas tendências, tornando-se assim contemporânea. A maioria dos projetos chilenos destacados consiste em projetos de implantação isolada no terreno, em locais afastados. Podemos perceber no gráfico a baixo que habitações