Arquitetura Computação em Nuvem
A arquitetura em nuvem se baseia em camadas, onde cada uma destas camadas disponibiliza um tipo de recurso particular para uma aplicação. A camada é uma divisão logica entre hardware e software. Cada camada pode operar de maneira independente, podendo alterar os seus recursos os melhorando ou substituindo sem afetar as outras camadas.
1.1.Camada de Infraestrutura
A camada que está no mais baixo nível é a de infraestrutura é nela que estão contidos servidores, roteadores, datacenters e os mais variados recursos de hardware. Essa camada pode obter recursos heterogêneos tornando mais fácil uma a adição e mudança de recursos a medida que for necessário.
1.2.Camada de Middleware
A camada acima de camada de middleware é responsável por gerenciar a parte fisica, também chamada de infraestrutura, utilizando esses recursos de uma maneira mais eficaz, e também prover um ambiente apropriado para a execução das aplicações. A camada de middleware pode ser dividida em duas partes, a que está mais próxima da parte física que também pode ser chamada middleware central lida com Qualidade de serviço (Qos), controle de admissão, monitoramento, medição etc.
A outra instância da camada de middleware fica mais próxima do usuario, que também pode ser chamada de middleware nível de usuário. Apesar de estar mais próxima do nivel de usuário ela não é utilizada por eles, ela é utilizada por aqueles que desenvolvem soluções em nuvem. Ele responsável por prover rescursos para desenvolvimento das aplicações nela estão contidos ferramentas ou ambientes de desenvolvimento como: workflows, bibliotecas, linguagens de programação, mashuups etc.
1.3.Camada de aplicações de Computação em Nuvem
Esta camada é utilizada pelos usuarios finais, é através dela que eles tem acesso aos aplicativos por exemplo através de uma interface web, como um navegador, essa a camada é a camada de mais alto nível sendo assim as camadas de nivel inferior