Arquitetura colonial no brasil
Materiais utilizados.
Com a chegada da frota de Cabral, iniciava-se oficialmente a posse daquele extenso território. Na praia, a receber os portugueses, homens pardos, maneira de avermelhados, nus, coroados de penas coloridas e ornamentados com colares de conchas. Aparentemente dóceis, onde habitavam? Como seriam seus povoados?
Légua e meia mata adentro, algumas respostas: casas compridas como uma nau, de madeira, cobertas de palha. Aqui se revelavam dois importantes materiais que seriam fartamente utilizados na construção da Colônia.
A madeira, de excelente qualidade, alem da ótima lenha produziu a primeira cruz, lavrada pelos carpinteiros para o espanto dos nativos diante das ferramentas de ferro, já que eles utilizavam a pedra para o corte e confecção das "lâminas" de suas armas.
Madeira, palha, pedra. Faltava apenas o barro para completar a lista de materiais com os quais os portugueses edificaram uma nação, agenciando-os de formas variadas, incorporando e sincretizando técnicas construtivas de povos conquistados em suas viagens ultramarinas.
Técnicas construtivas.
UNIDADES DE MEDIDA
No século XII. O rei Henrique I, da Inglaterra, fixou a braça coma a distancia entre o seu nariz e o polegar de seu braço estendido. O que poderia ser modificado conforme as medidas de um novo rei.
O palmo era a medida obtida com a mão toda aberta. Consideremos para efeito de conversão, um palmo = 0,22m.
Quadro 1
Légua de sesmaria 6,6 km
Légua marítima 5,5 km
Passo ordinário 0,825 m
Um pé correspondia a onze polegadas e meia. Hoje, a medida é doze polegadas, o tamanho médio dos pés masculinos. Um pé equivale a 0,305m.
A polegada tem sua origem na medida realizada com o próprio polegar humano, não todo ele, mas distância entre a dobra do polegar e aponta. Urna medida rápida do polegar do ser humano adulto fornece aproximadamente 0,025m de comprimento para esta distância.
FUNDAÇÕES
O processo mais simples e rápido de assentar