Arquitetura - climatização
Climatização é a definição dada ao processo de fazer com que um meio ambiente qualquer permaneça numa faixa de temperatura simpática aos organismos biológicos que se quer preservar.
Esse máximo é compreendido em função da quantidade relativa de água que tem no ar e a temperatura transmitida no momento.
Esse tipo de climatização que fornece ao meio ambiente humidade e oxigenação, atualmente é utilizada dentro de estufas agrícolas, granjas, e atualmente faz parte dos sistemas de resfriamentos abertos em prédios cuja arquitetura é considerada, inteligente.
Para escolher um sistema de climatização há que se considerar, além do fim que o edifico se destina; * O tipo de combustível a usar, * O custo da construção e da sua conservação, * O tempo de arrefecimento dos compartimentos e as condições de higiene.
ARQUITETURA BIOCLIMATICA
Chama-se arquitetura bioclimática o estudo que visa conciliar as construções ao clima e características locais.
Climatização Natural
Um bom projeto de arquitetura deve favorecera luz e a climatização naturais do ambiente. Dessa forma, minimiza-se o uso de iluminação artificial e de equipamentos de climatização (ar-condicionado, ventiladores, lareiras, etc.), gerando economia de energia e qualidade do ambiente construído.
Alguns conceitos básicos: * Projete de acordo com o clima e as diferentes estações do ano de sua região, um projeto feito para um clima tropical de altitude não é tão com para um clima semiárido; * Considere o movimento solar ao posicionar o edifício no terreno: no hemisfério Sul, as faces Norte e Oeste recebem maior incidência da luz solar no período da tarde. Já a face Leste recebe o sol da manhã e a face sul permanece menos exposta à luz solar;
* Escolha materiais de construção com performance de conforto térmico adequado ao clima local, ex: em regiões frias, um assoalho de madeira é mais confortável que um piso cerâmico;
* Conheça os ventos dominantes no