ARQUITETURA BRASILEIRA AULA 4
ORIGENS FORMAIS: Medievais e renascentistas, engenharia militar. O período colonial a ocupação do litoral, tipos de fortificações.
CASTELO DE ALMOUROL COLINA TEJO (1129-1171) – IMAGEM
ORIGENS
No início do século XVI, Portugal construiu pequenos fortes e estabeleceu núcleos urbanos ao longo da costa em África e Oriente.
Com o desenvolvimento comercial, a partir da segunda metade do século XVI houve necessidade de reformular as muralhas e amplia-las o que levou a uma reestruturação da malha urbana
Simultaneamente novos núcleos urbanos foram estabelecidos na costa do Brasil.
Os primeiros núcleos portugueses estariam na base duma herança medieval portuguesa.
A construção de pequenos fortes e fortalezas no principio do século XVI, na época de D. Manuel, ainda estariam ligados a sistemas medievais, com torreões cilíndricos que foram aplicados em sistemas defensivos em todas as cidades de fronteira portuguesas por volta dessa época.
Castelo de Almourol Colina Tejo (1229-1171) reconquista defesa Coimbra Templários.
Castelo de Guimarães meados do século X- século XIII reforma
Marvão – Ibn Marwan, Islão peninsular século IX.
O Castelo e as muralhas de Óbidos.
CASTELO DE GUIMARÃES MEADOS DO SÉCULO X - IMAGEM
MARVÃO – IBN MARWAN, ISLÃO - IMAGEM
O CASTELO E AS MURALHAS DE ÓBIDOS – IMAGEM
OS NOVOS SISTEMAS DE FORTIFICAÇÃO
Baseados em polígonos regulares e com baluartes e o novo conceito de urbanismo relacionado com a “cidade ideal” foram introduzidos em Portugal a partir do reinado de D. João III, na primeira metade do século XVI. Nessa época foram realizadas algumas traduções de obras como Sagredo, Vitruvius, Palladio, obras clássicas que fundamentaram os ideais renascentistas.
O TRATADO DE PIETRO CATANEO DE 1554
A praça principal está no centro do polígono onde se irá localizar os principais edifícios, e todos os tratados renascentistas se baseiam numa regularidade que será assumida na prática de várias formas, mas preocupação de atingir essa perfeição