Arquitetura barroca
conceito: a arquitetura barroca teve início no século XVII, na Itália. encontrando-se principalmente em igrejas e palácios.
O barroco, que significa pérola irregular ou mau gosto, é o estilo do exagero e pode ser considerado como uma forma de arte emocional com ênfase no excesso de ornamentação.
A arquitetura barroca ocorreu em vários países católicos da Europa como Itália, Áustria, Espanha e Portugal.
Países protestantes como a Inglaterra não apresentam a arquitetura barroca.
caracteristicas: rejeita a simetria do renascimento, destacando o dinamismo e a imponência, reforçados pela emotividade, elementos contorcidos e espirais,tanto nas fachadas quanto no desenho dos interiores, produzindo diferentes efeitos visuais.
nas igrejas, o barroco procurava aprisionar os religiosos pelos seus sentidos (visual, auditivo, olfactivo) provocando emoção e afectividade. apresentavam grande diversidade formal, com formas geométricas curvas, elípticas, ovais, irregulares e estreladas. as naves são geralmente retangulares, a central sendo alongadas, reduzindo o tamanho das naves laterais.
o barroco usava a assimetria, o movimento curvilíneo, jogo de luz e sombra, busca do infinito, do teatral e do fantástico.
materiais e tecnicas de construção:
abundância das formas e excesso de ornamentação, com exuberantes fachadas de mármore e ornatos de gesso, caracterizadas pela projeção tridimensional de planos côncavos e convexos, serviram de destaque para as pinturas apoteóticas das abóbadas e as dramáticas esculturas de mármore branco que decoravam os interiores. Adotando herança da utilização dos materiais dos períodos anteriores, o Barroco introduziu outros materiais usados em maior escala, dependendo do lugar e da facilidade de obtenção.
A introdução da argamassa hidráulica, azulejos, vidros de melhor qualidade e