arquitetos e croquis
Obra Concluída - Museu de Arte de São Paulo (MASP)
Lina Bo Bardi
Sobre:
Lina Bo Bardi nasceu em Roma, no dia 5 de Dezembro de 1914, formou-se em Arquitetura e Urbanismo na Universidade de Roma. Além das obras de arquitetura, Lina produziu para o teatro, cinema, artes plásticas, cenografia, desenho de mobiliário, entre outros.
É responsável por inovações estéticas importantes na arquitetura nacional, entre elas o desenho arrojado, o uso de novos revestimentos, como concreto ou tijolos aparentes, e a exposição de fiações e conexões. Morreu em São Paulo, no dia 20 de março de 1992.
- Principais obras:
- Instituto Pietro Maria Bardi, São Paulo, 1951 – originalmente a residência do casal, o edifício é conhecido como a Casa de Vidro.
- Museu de Arte de São Paulo, São Paulo, 1958 – considerada sua obra prima.
- Projetou a Casa da Cultura, Recife 1963 – Não acompanhou as atividades da reforma do prédio, que abrigava a antiga detenção da cidade.
Igreja do Espírito Santo do Cerrado, Minas Gerais, 1976 -
- Museu de Arte Moderna da Bahia
- Teatro Oficina, São Paulo, 1990.
- SESC Pompéia – Fábrica , São Paulo, 1990.
- Reforma do Palácio das Indústrias, São Paulo 1992 – inconclusa.
- Reforma do Teatro Polytheama, Jundiaí, 1986 – concluído em 1996.
MASP - Museu de Arte de São Paulo Construído de 1956 a 1968, a nova sede do MASP foi inaugurada em 07 de novembro de 1968.
Lina Bo Bardi concebeu arquitetonicamente o prédio atual do MASP. O terreno da Avenida Paulista havia sido doado ao município com a condição de que a vista para o centro da cidade bem a da serra da Cantareira fosse preservada, através do vale da Avenida 9 de Julho. Então, para preservar a vista exigida para o centro da cidade, a arquiteta idealizou um edifício sustentado por quatro pilares permitindo, assim, aos que passam pela avenida possa descortinar o centro da cidade. Em construção civil é único no